segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nossas considerações sobreo o Winplot.


O Winplot é um dos melhores softwares gratuitos capaz de re­presentar diversos tipos de grá­ficos. Com o Winplot é possível desenhar pontos, funções em duas e três dimensões, além do desenvolvimento de animações. O software foi desenvolvido pelo professor Richard Par­ris, da Philips Exeter Academy (http://math.exeter.edu/rpar­ris/winplot.html). Está também em português, onde o trabalho de tradução resultou da iniciativa e empenho de Professor Adelmo Ribeiro de Jesus e com a participação nas versões mais recentes do Professor Carlos César de Araújo . Além das funções consideradas sérias, o Winplot pode ser visto como um ambiente de jogo. Ao aces­sar o menu “adivinhar”, o usuá­rio tem que descobrir qual fun­ção gera determinado gráfico.


Nossos objetivos(ao elaborar esse trabalho):


**Desenvolver atividades utilizando o software Winplot.
**Resolver problemas de aplicação sobre função quadrática , tendo como foco a educação matemática.
**Explorar os diferentes comandos do software Winplot.
**Verificar a aplicabilidade do software no Ensino Médio, a partir de uma proposta de aplicabilidade no dia-a-dia com questões contextualizadas.


Considerações Finais


Com esse trabalho que integra Tecnologias, Informática e Modelagem Matemática (processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos.Consiste ,essencialmente,na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual) , o processo de inserção dos recursos tecnológicos na escola passa por uma dinâmica de mudança que abrange a prática do professor e sua proposta pedagógica ao desenvolver um trabalho de Modelagem Matemática em ambientes informatizados. Esse momento possibilita o surgimento de profissionais críticos e criativos, capazes de, através do uso de tecnologias diferenciadas, abordar diferentes conceitos que utilizem a experimentação e investigação,contribuindo para as mais variadas representações e reflexões na sala de aula de Matemática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário